Tomam posse as Ministras Sonia Guajajara e Anielle Franco
- 14/01/2023
- 0 Comentário(s)

Na tarde do dia 11/01, quarta-feira, tomaram posse as ministras Sonia Guajajara (PSOL) para o Ministério dos Povos Indígenas e Anille Franco para o Ministério da Igualdade Racial. Com isso, o governo do Lula fecha a nomeação para os 37 ministérios.
As cerimônias aconteceram no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Brasília. Além do Presidente da República e primeira dama, contou com autoridades do poder público e um público de mais de mil pessoas.
Sonia Guajajara foi eleita deputada federal em 2023 pelo PSOL. Ela é da terra indígena Arariboia no Amarante do Maranhão/MA. A ativista é reconhecida internacionalmente pela luta dos direitos dos povos indígenas do Brasil. Na cerimônia de posse, Sonia Guajajara fez dois anúncios importantes: a deputada federal Joênia Wapichana (Rede) será a presidenta da Funai e a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista.
Anielle Franco (PT) é jornalista, educadora e escritora. Nasceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, na Comunidade de Maré. Sua gestão será composta pelas secretarias de Políticas e Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo; Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial; e Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Ciganos.
Ao final das cerimônias, o Presidente Lula, sancionou Lei que equipara o crime de injuria racial ao crime de racismo, que é inafiançável e imprescritível. A injúria racial é a ofensa a alguém, em razão da raça, cor, etnia ou origem.
#Noticias
#vilaboafm20Anos
#RádioComunitária
#RádioVilaBoaFM