​1º de abril é considerado o dia da mentira

  • 06/04/2021
  • 0 Comentário(s)

​1º de abril é considerado o dia da mentira

Essa data é celebrada no Brasil e em vários lugares do mundo por muitas pessoas, que pregam peças, contam histórias cabulosas e inverdades. As crianças sempre brincam com esse dia, principalmente amigos.

Não se tem um registro quando surgiu o dia da mentira, mas a versão que segue mais antiga surgiu na França, em 1654, quando o Rei Carlos IX aderiu ao calendário gregoriano, optando por mudar a data do ano novo, antes de 25 de março a 01 de abril, mudando para 01 de janeiro.
O motivo da troca da data do ano novo gerou brincadeiras e ridicularização, o dia dos bobos de abril, como ficou conhecido o dia da mentira, se espalhou pelo mundo com as colonizações.
No Brasil a comemoração popularizou no século XIX, mais precisamente em Minas gerais, no período denominado como “” a mentira’’, nesse tempo exaltava assuntos sensacionalistas, fofocas e falsas notícias, uma dessa inverdades foi sobre a morte do Imperador Dom Pedro II, noticiada em um Jornal da época, logo foi desmentido a falsa informação pelo próprio veículo de comunicação.
Hoje é muito comum as notícias mentirosas e '’Fake News’’ se espalharem facilmente, pela razão da crescente popularização da internet e redes sociais, as noticia e fatos algumas das vezes não são checados da fonte ocorrendo a implantação de fatos destorcidos.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Marília Mendonça

Troca de Calçada

top2
2. Israel e Rodolffo

Fulana

top3
3. Bruno Martini, Becky Hill e Magnificence

Wake up With You

top4
4. Simone & Simaria e Tierry

Carro do Ovo

top5
5. Gusttavo Lima

Espetinho

Anunciantes